quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dúvidas que levam a diante


Desde os primórdios, tudo o que nós temos são perguntas. E poucas respostas.
O que hoje consideramos certo, podemos descobrir depois que estava errado. Como aconteceu na época de Galileu – o primeiro a acreditar que o Sol era o centro do sistema solar, não a Terra.
 As perguntas que nos fazemos podem mudar de acordo com o que crescemos – desde a fase dos porquês quando somos crianças até depois.
 Por que o céu é azul? O que é um arco-íris? Existe vida fora da Terra? O que vou ser quando crescer? Deus existe? O que acontecerá se eu fizer isso? O que teria acontecido se eu tivesse feito diferente?
 São algumas perguntas que nos fazemos em determinados momentos da vida. As respostas, algumas são "fáceis" outras são um mistério. Mas, as mais essenciais, não temos respostas.
 Os grandes gênios que temos como exemplos, não são gênios apenas por sua inteligência, são gênios porque aprenderam a questionar aquilo que já tinham como respostas. Questionamento que os levou a novas descobertas e a novas verdades.
Mas, fora do mundo científico, a vida não é tão fácil. Se eu deveria ter feito este ou aquele curso, se eu fiz certo em me casar ou me separar... São respostas as quais só conheceremos tentando, tomando uma atitude. E esta vai ser sempre a decisão mais difícil de todas.
Só que é assim que vivemos nossas vidas e, no fim, apenas levamos um dia de cada vez.

Um comentário:

  1. Será que no final das contas há uma resposta pra nossas perguntas ou no final de todo o processo descobriremos que graças a essas dúvidas ganhamos uma meta em nossa vida?
    Será que o desânimo é causado por não haver perguntas que se tenha curiosidade de ir atrás da resposta?

    ResponderExcluir