sábado, 31 de julho de 2010

Laus Deo - The Lost Symbol (O Símbolo Perdido)

Como o prometido, terminei de ler O Símbolo Perdido do Dan Brown e trago a vocês maiores informações sobre este último lançamento desse autor tão polêmico.
Well...
Devo admitir: eu estava MUITO errada! Peço a todos que leram meu último post: esqueçam o que eu disse sobre o vilão ser superficial e sem motivo. Eu já tinha ouvido falar de distúrbios de personalidade, mas esse vilão bateu todos os recordes.
Acho que estou pulando etapas.

O Símbolo Perdido é mais uma aventura de Robert Langdon. E, dessa vez, ele não vai  desvendar mistérios sobre o SangReal Santo Graal ou os fanáticos Illuminatis. Agora, ele tem que lidar com um louco que crê na existência de uma pirâmide maçônica e de uma  Palavra Perdida a qual dá grandes poderes a quem a conhecer e entender (pois está escrita em códigos).
Como sempre, o livro é repleto de descrições, explicações e símbolos que mantem o leitor curioso e supreso a todo instante. Os grandes mitos da maçonaria são expostos, discutidos e... justificados. E, no final, tudo está relacionado com a religião e a fé!
Com este livro, Dan Brown completou seu círculo.
Digo isso porque, em Anjos e Demônios, o autor põe abaixo várias crenças da Igreja Católica, mas o livro termina com um sentimento de esperança e fé. Já em Código da Vinci, o autor desmente vários dogmas da Igreja Católica e termina o livro com o sentimento de descrença e cinismo - a humanidade não tem salvação!
Neste livro, voltamos a sentir esperança na fé. Mas, não porque o nosso protagonista deixou de ser um cínico para virar um religioso e sim, porque ele passou a sentir fé no ideal que o autor expôs por meio dos irmãos Solomon. O ideal de que o templo de Deus é nossa mente e, o mais importante, Deus é a consciência coletiva, a união de todas as mentes em busca de um prol comum.
Confesso: depois de um final tão espirituoso, eu tenho que ler a Bíblia - ou eu deveria dizer, Palavra?
Quem já leu o livo sabe do que estou falando, quem não, bom, sugiro que leia e descubra ;D

Bom, não sei se alguém chegou a procurar as imagens citadas no livro... Eu procurei!
Ainda mais que, confesso, eu jurava que o obelisco dos Estados Unidos era um monumento em formato de cobra. Da onde eu tirei essa ideia de que obelisco era cobra??? 
Não comento mais esse engano. Porque olhei no dicionário e descobri que obelisco é um "monumento ou marco quadrangular, alongado, de pedra, sobre um pedestal" de acordo com o mini Aurélio da minha quarta série.

Obelisco do Vaticano
Monumento a Washigton - Obelisco
Aqui está duas imagens interessantes que peguei no Google.
A Primeira, traz a imagem do obelisco do Vatiacano com uma construção bastante semelhante ao Capitólio dos EUA. A Segunda, traz o Monumento a Washington ou Obelisco dos EUA e atrás, no canto direito, o Capitólio dos EUA. Se alguém duvidou quando Robert Langdon disse ao relembrar uma das aulas que mistrou:
"E por coisas antigas (...) suponho que você queira dizer castelos, criptas, templos, esse tipo de coisa? (...) Mas e seu eu dissesse a vocês que Washington tem todas essas coisas?" (O Símbolo Perdido - p.36)
É a antiguidade da era Moderna.


Para fianlizar, trago a vocês "A Apoteose de Washington" - o afresco de Brumidi que se encontra no teto do Capitólio dos EUA - imagem da esquerda. E "Melancolia I" de Albrecht Dürer - a imagem da direita.
Para aqueles que querem desvendar o código da Pirâmide Maçônica, sugiro que procurem os números da Melancolia e depois tentem achar o circumponto - símbolo alquimico que representa o ouro. Falando nisso, repare que a Apoteose de Washington se remete ao circumponto - um circulo com um ponto no meio.
Apoteose... tornar-se Deus... circumponto... ouro... perfeição...

Fico por aqui. Mas, lembrem-se: Tudo é revelado no grau 33!
Laus deo! Ou, em português, Louvado seja Deus!

Acho que já falei de mais!  rsrsrs

10 comentários:

  1. Eu li o livro com muito afinco e acima de tudo também fui atrás das imagens para fazer uma observação do que o protagonista vê.No início eu não sei também o porquê,mas pensei também que o Obelisco era uma cobra!
    Acho que terá ainda mais curiosidade quando começar a ler o Percy Jackson!
    Boa leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá...sou Rafael bezerra,
    E vim lhe dar os parabéns pelo post...li o livro(tb axei muito bom;]) e foi ele q me fez descobri seu blog..pois logo após ler o livro[muito curioso]fui atras dos monumentos e enigmas,pois sempre depois dos livros do Dan Brown tento verificar o que é verdade:p[Fiko muito confuso ficção x verdade];p

    Well[Como vc disse ]...
    Adoraria conversar com vc..sobre livros entre outros assuntos[&ve se vc pode me recomendar alguns]...

    Attenciosamente,
    Rafael bezerra
    fael_xd13@hotmail.com
    rafaelbezerra195@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. olá vc pensou em cobra porque pensou no basilisco,animal inventada na idade média, que tem sua origem em um ovo de galinha gerado por uma rã, acho que a semellhança das palavras te confundiu BASILISCO x OBELISCO

    ResponderExcluir
  4. A confusão é por causa do BASILISCO... Esse sim é uma cobra :)

    ResponderExcluir
  5. Vocês já leram Harry Potter? Porque nos livros fala sobre o basilisco, uma cobra, talvez seja por isso que confundiram, KKKKK :)

    ResponderExcluir
  6. Acabo de ler o livro e estou fascinada. Tenho que admitir que Dan consegue escrever seus livros de uma maneira incrível que prende nossa atenção do começo ao fim. Mas voltando ao assunto... Eu também sentir uma vontade louca de ler a Palavra. Você não foi a única. rsrs. O fato dela conter segredos é algo que mexe muito com o ser humano, creio eu. Comecei a procurar pelas imagens citados no livro e acabei chegando aqui. Confesso que no decorrer do livro me peguei rabiscando um papel tentando descifrar os símbolos. Tudo bem que eles eram descifrados na próxima página, mas mesmo assim foi uma experiência maravilhosa!!! Eu meio que estava me vendo dentro da história. =)

    ResponderExcluir
  7. O livro do autor Dan Brown é maravilhoso, e sem duvida serve para ampliar a mente dos que realmente se interessam pelo assunto. muito bom!

    ResponderExcluir
  8. po entrei no blog pesquisando as imagens vou segui-la li o livro e agora to lendo ponto de impacto do Dan Bronw também gostaria de ver sua opinião

    ResponderExcluir
  9. VEJO COM BONS OLHOS O LIVRO...
    A RESSALVA É SOMENTE PARA ALERTÁ-LOS DESSE TRABALHO DE ACEITAÇÃO QUE TEM SIDO FEITO HÁ ANOS POR PESSOAS QUE DETEM O PODER DE CONTROLAR IDEOLOGIAS (que vem sempre de cima para baixo) POSSO GARANTIR QUE DEPOIS DESSA LEITURA VOCÊ ATÉ SIMPATIZA COM OS MAÇONS, ENTENDENDO INCLUSIVE ALGUNS PORQUÊS DE TANTOS SEGREDOS... A IDÉIA É ESSA: VC NÃO DESCRIMINA MAIS ESSA SEITA E ATÉ ACEITA SEUS RITUAIS "OCULTOS"-SECRETOS
    ENTRETANTO NÃO SE ESQUEÇA QUE ESSA TAL SEITA É TOTALMENTE EXCLUDENTE SOBRETUDO, COM MULHERES E PESSOAS DE CLASSES SOCIAIS MENOS ABASTADA E MAIS UMA VEZ O DIABO ESTÁ AÍ PARA CONFUNDIR - MORDE E ASSOPRA-
    CUIDADO COM O QUE VOCÊ POE DENTRO DO SEU CORAÇÃO-DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir